quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Consórcio surpreende e arremata licitação para a implantação do Complexo Paineiras

Um Consórcio formado pelas empresas ESFECO - Estrada de Ferro Corcovado, BEL TOUR Turismo e Transporte, e a Cataratas do Iguaçu S/A, arrematou, na data de hoje (15/02/2012), a licitação feita pelo ICMBio/MMA para a implementação do Complexo Paineiras, no Parque Nacional da Tijuca. A apresentação de uma proposta pelo Consórcio criado surpreendeu a todos, já que a expectativa era de que as empresas apresentassem propostas individuais.


As três empresas possuem larga experiência na operação de serviços em parques nacionais. A ESFECO opera o Trem do Corcovado - que conduz os visitantes por trilhos a partir da Estação do Cosme Velho, enquanto que a Bel Tour opera o acesso ao Corcovado pela Estrada das Paineiras - controlando a venda de ingressos e o transporte dos visitantes por vans no interior da Estrada do Corcovado. As duas, portanto, já possuem concessões para serviços no Parque Nacional da Tijuca. A grande novidade é a participação da Cataratas do Iguaçu, que até então opera serviços turísticos apenas no Parque Nacional do Iguaçu.  



A fachada atual do Hotel Paineiras, com as marcas de mais de 20 anos de abandono.


Concessão pode passar dos 20 anos

O edital do ICMBio, lançado em 29 de dezembro de 2011, prevê no pacote de concessão a exploração dos serviços de transportes de turistas pelas Estradas das Paineiras e Corcovado, de cobrança de ingressos, de estacionamento de veículos, além das atividades de atendimento aos visitantes, realização de eventos e o comércio de alimentos e produtos variados no interior do Hotel Paineiras.

Ao contrário do primeiro edital, para o qual não se apresentaram candidatos, não estão previstas atividades de hotelaria, tendo em vista as dificuldades relacionadas à localização das instalações e sua viabilidade econômica. Porém, o projeto inclui o funcionamento de restaurante panorâmico, cafeteria, lojas e serviços turísticos, além de prever a instalação de infraestrutura para a realização de convenções, congressos e outras atividades do gênero.

O edital prevê o investimento, pelos concessionários, de recursos na ordem de R$ 43 milhões, com a contrapartida de uma concessão para exploração dos serviços por 20 anos. Porém, segundo fonte ligada ao consórcio formado, a previsão de custos para a implementação completa do Complexo Paineiras já está em torno de R$ 51 milhões. De acordo com a fonte, o consórcio irá propor a extensão do prazo de exploração para equalizar os investimentos que serão feitos.


Projeto arquitetônico já está aprovado 


Vista frontal do projeto aprovado no Concurso de Projetos para o Complexo Paineiras, realizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil - IAB com o ICMBio

O projeto arquitetônico no Complexo Paineiras foi aprovado em Concurso Nacional de Projetos, realizado em parceria entre o Instituto dos Arquitetos do Brasil - IAB/RJ e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio/MMA, no ano de 2009.

O projeto vencedor foi elaborado pelo Estúdio América, de São Paulo. Na ocasião, foram mais de 80 projetos inscritos.

Veja mais informações sobre o projeto em: http://concursosdeprojeto.org/2009/09/30/concurso-hotel-paineiras-premiado-01/


Vista aérea do projeto vencedor, incuindo as edificações existentes e as intervenções que irão integrar a visitação no Corcovado e nas Paineiras

Operação Iscariotes

As mudanças previstas para a revitalização do Hotel Paineiras estabelecem um modelo integrado de atendimento aos visitantes - que na alta temporada chegam a 10 mil por dia. Além da oferta de serviços variados, como restaurantes, cafeterias, banheiros e lojas, a implantação do complexo prevê a construção de estacionamento e o ordenamento da circulação de veículos, a fim de melhorar a circulação no local, que não possui capacidade de suporte para a quantidade de pessoas que querem visitar o Corcovado nas altas temporadas.

Mas essas mudanças só foram possíveis, em razão da realização da Operação Iscariotes, entre a Polícia Federal e o IBAMA, em 2007, quando o parque ainda era gerido pelo IBAMA, na ocasião em que eu estava à frente da Superintendência Estadual.

À época, uma quadrilha formada por policiais militares, vigilantes e bilheteiros contratados pelo IBAMA desviava recursos da venda de ingressos, na ordem de aproximadamente R$ 5 milhões/ano. A operação, que envolveu a infiltração de agentes federais no IBAMA e a quebra de sigilos do envolvidos - com autorização judicial, resultou na prisão de 22 pessoas, sendo 7 policiais militares - que foram demitidos da corporação, além de 7 vigilantes, 6 bilheteiros e dois empresários do setor de transporte de turistas.

Além dos desvios de recursos, a quadrilha ainda comandava a desordem interna na Estrada do Corcovado, onde turistas eram extorquidos por flanelinhas que dominavam a área e promoviam desmatamentos para a oferta de vagas para carros.

Após a prisão dos envolvidos, o Corcovado ficou ocupado por agentes da Forna Nacional de Segurança e de várias unidades de conservação federais por cerca de 90 dias. Na sequência, foi licitado o novo sistema de acesso, que impediu a entrada de veículos particulares na Estrada do Corcovado, implantando um modelo de circulação por vans caracterizadas com a logomarca do parque e o controle eletrônico dos acessos - evitando as chances de desvio que existiam no sistema anterior.

Veja matéria do Jornal do SBT sobre a operação:  http://rogeriorocco.com.br/tv-rocco/rogerio-rocco-no-sbt-rio-10-05-2007/


Prefeito Eduardo Paes quer ônibus no Corcovado

O Prefeito Eduardo Paes quer implantar acesso de ônibus ao Corcovado, com saída do Largo do Machado. Entretanto, técnicos do parque Nacional da Tijuca afirmam que a proposta é tecnicamente inviável.

O projeto do prefeito inclui a concessão de uma linha para empresas que operam na zona sul da cidade, mas, de acordo com a proposta, não haveria mais a circulação de carros particulares pela estrada das Paineiras. Com isso, mesmo os cariocas que têm por hábito o passeio pelas Paineiras, teriam que pegar o ônibus para chegar ao local.

Mas os valores calculados pela Prefeitura para o preço das passagens assustam. Para o turista que tenha como objetivo visitar o monumento, a passagem custaria cerca de R$ 45, incluído o valor do ingresso. Já para os cariocas que frequentam as Paineiras, o valor da passagem giraria em torno de R$ 20 - o que poderia significar o maior valor de passagem por quilômetro percorrido, aproxomando-se muito do valor aplicado aos táxis da cidade.

4 comentários:

  1. Legal Rocco! Só uma pequena observação: A Cataratas também foi vencedora de algumas concessões em Noronha. Abraços e parabéns pelo artigo e blog.

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    1. Valeu, Denis!
      Muito bem vinda a correção. Não vi sobre isso no site deles, mas fiquei indeciso em afirmar que seria só no Iguaçu.
      Obrigado.
      Um abraço,

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  2. Muito bem vinda a revitalizacao da area. Estive na Floresta em Agosto do ano passadom e bovamente me deslumbrei com a beleza singular do lugar, ela eh um patrimonio regional, nacional e internacional pois eh uma das maiores florestas em area urbana do mundo! Nesse sentido sugiro as seguintes ideias: criacao de paginas no twitter, facebook etc pra divulgar a Floresta e sua importancia, estabelecimento de um sistema de associacao dando suporte financeiro e logistico ao Parque e tambem venda de souveniers nos moldes de museus - da uma olhada o que Kew Gardens faz http://www.kew.org/. Nessa ultima nao consegui nem uma reles camiseta! E finalmente, lamento que esse design tenha ganho, nao tem nada a ver com a arquitetura local - seria mais interessante algo como o Museu Chacara do Ceu com aquelas vidracas enormes e luz natural, simples e lindo. Mas venceu, sou voto vencido, que viva as Florestas!

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    1. Salve, Tupinambah!
      Realmente a Floresta da Tijuca é encantadora, moldada por grandes maciços e na beira do mar.
      Suas sugestões são muito muito boas. O parque está com um blog bacana, bem atualizado e tem uma frequência expressiva de pessoas. Mas o twitter e o FB penso que não foram ainda explorados. Vou indagar a respeito.
      Sobre o sistema de associação, temos uma parceria com a Associação dos Amigos do Parque Nacional da Tijuca - que tem site, filmetes e outras mídias próprias e em parceria com o ICMBio. A ideia dos souveniers também é muito apropriada. Vou visitar o site.
      E, finalmente, sobre o design realmente não há o que fazer. Houve um concurso e entre as dezenas de projetos apresentados, foi esse o aprovado. Concordo que ele expressa uma visão conservadora sobre uma arquitetura mais integrada com a natureza e com os princípios da sustentabilidade.
      Vamos trocando ideias.
      Um abraço,

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