Reproduzo, abaixo, matéria do site do ICMBio que divulga a abertura de edital para a concessão de bolsas para pesquisa científica associada à conservação das espécies da fauna brasileira. Notícia muito boa!
Prazo para inscrição é dia 30 de setembro!
"Brasília (15/09/2011) - O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) torna público o lançamento de Edital para a concessão de bolsas de auxílio e fomento à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico nas modalidades Apoio Científico e de Apoio Técnico Científico, para apoio ao desenvolvimento das atribuições da Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (Dibio) do Instituto.
O processo de seleção será constituído por duas etapas: análise de currículos e entrevista. Os interessados devem enviar os currículos (com a respectiva documentação solicitada no Edital) para o e-mail: fundacaoflora@gmail.com até o dia 30 de setembro. As bolsas terão duração de 6 a 12 meses, com a possibilidade de prorrogação por igual período.
Os escolhidos na seleção irão desenvolver trabalhos relacionados a avaliação do estado de conservação das espécies da fauna brasileira; elaboração e implementação dos Planos de Ação para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção; monitoramento do estado de conservação da biodiversidade em Unidades de Conservação Federais e fortalecimento e estruturação dos Centros de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Brasileira.
A seleção acontece no âmbito do Projeto Nacional das Ações Integradas Público-Privadas para a Biodiversidade (PROBIO II). Objetivando as ações competentes ao ICMBio e a contratação de prestação de serviços n 96/2011, a Fundação Flora de Apoio à Botânica está habilitada para administração, controle e pagamento das bolsas."
Para mais informações, acesse o link abaixo.
http://www.icmbio.gov.br/images/stories/servicos/divulgacao-bolsas-fundacao-flora_dibio-probio-ii.pdf
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Oportunidade para Analista de Meio Ambiente Pleno
Recebi esse anúncio buscando profissional da área ambiental.
Divulgo a quem interessar.
"A AZ Consult, em parceria com multinacional do segmento de mineração, busca:
Analista de Meio Ambiente Pleno
PRÉ-REQUISITOS:
• Formação superior completa em Engenharia Florestal, Meio Ambiente e áreas afins;
• Desejável experiência em Sistemas de Gestão Ambiental e conhecimentos em Sustentabilidade e Legislação Socioambiental;
• Desejável Inglês Intermediário;
• Domínio do Pacote Office.
ATIVIDADES:
• Acompanhar as atividades das empresas terceirizadas;
• Apoiar a equipe na manutenção do Sistema de Gestão Ambiental;
• Acompanhar prazo das licenças condicionantes;
• Gestão e revisão dos procedimentos ambientais;
• Ministrar treinamentos nos procedimentos ambientais;
• Controle físico e digital dos documentos ambientais;
• Elaboração e controle de indicadores ambientais;
• Realização de auditorias internas no campo para averiguação dos procedimentos ambientais.
• Apoio na elaboração das especificações técnicas de serviços relacionados a área de Meio Ambiente."
Para mais informações, acesse o link abaixo:
http://vagas.com.br/PagVagaDirSS.asp?v=445095&pp=http%3A//vagas.com.br/GoHome.asp%3Fv%3D445095%26fnt%3D2%26j%3Dt
Divulgo a quem interessar.
"A AZ Consult, em parceria com multinacional do segmento de mineração, busca:
Analista de Meio Ambiente Pleno
PRÉ-REQUISITOS:
• Formação superior completa em Engenharia Florestal, Meio Ambiente e áreas afins;
• Desejável experiência em Sistemas de Gestão Ambiental e conhecimentos em Sustentabilidade e Legislação Socioambiental;
• Desejável Inglês Intermediário;
• Domínio do Pacote Office.
ATIVIDADES:
• Acompanhar as atividades das empresas terceirizadas;
• Apoiar a equipe na manutenção do Sistema de Gestão Ambiental;
• Acompanhar prazo das licenças condicionantes;
• Gestão e revisão dos procedimentos ambientais;
• Ministrar treinamentos nos procedimentos ambientais;
• Controle físico e digital dos documentos ambientais;
• Elaboração e controle de indicadores ambientais;
• Realização de auditorias internas no campo para averiguação dos procedimentos ambientais.
• Apoio na elaboração das especificações técnicas de serviços relacionados a área de Meio Ambiente."
Para mais informações, acesse o link abaixo:
http://vagas.com.br/PagVagaDirSS.asp?v=445095&pp=http%3A//vagas.com.br/GoHome.asp%3Fv%3D445095%26fnt%3D2%26j%3Dt
terça-feira, 19 de julho de 2011
SEMAR lança edital para contratação de empresa para elaboração do projeto ZEE do Piauí
Seguem informações sobre o Edital para contratação de serviço de elaboração do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Piauí, voltado exclusivamente para pessoas jurídicas.
Fonte: http://www.semar.pi.gov.br/noticia.php?id=1837
AVISO DE LICITAÇÃO
PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº AA.130.1.003068/11-09 Edital nº 001/2011 modalidade: Tomada de Preços: Tipo Técnica e preço. Regime execução empreitada por preços unitários, adjudicação por lote. Abertura da sessão, recebimento e analise dos documentos de habilitação e julgamento da habilitação e abertura das propostas técnicas e de preços: 09:00 horas do dia 11 de agosto de 2011. Objeto da licitação: Contratação de empresa objetivando a Contratação de Empresa para elaboração do projeto de Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Piauí, com maior detalhamento dos cerrados piauienses, conforme definido nos Termos de Referência e de acordo com especificações constantes do edital e seus anexos. Orçamento base R$ 321.270,00 (trezentos e vinte e um mil e duzentos e setenta reais). Aquisição do edital na Rua Treze de Maio N° 307-N, Ed. BEP- 5º andar - Centro, Teresina - PI, CEP 64000-150. Telefone 86 3216-2038 - e-mail cpl.semar.pi@gmail.com e gnunes@semar.pi.gov.br, devendo o licitante fornecer cd-r ou pendrive onde será gravado o edital e seus anexos, ou pagar pela reprodução das cópias do edital. Teresina-PI, 07 de julho de 2011.
Astrid Cassandra Nery Ramos.
Presidente da CPL.
Prof. Dalton Melo Macambira.
Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Fonte: http://www.semar.pi.gov.br/noticia.php?id=1837
AVISO DE LICITAÇÃO
PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº AA.130.1.003068/11-09 Edital nº 001/2011 modalidade: Tomada de Preços: Tipo Técnica e preço. Regime execução empreitada por preços unitários, adjudicação por lote. Abertura da sessão, recebimento e analise dos documentos de habilitação e julgamento da habilitação e abertura das propostas técnicas e de preços: 09:00 horas do dia 11 de agosto de 2011. Objeto da licitação: Contratação de empresa objetivando a Contratação de Empresa para elaboração do projeto de Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Piauí, com maior detalhamento dos cerrados piauienses, conforme definido nos Termos de Referência e de acordo com especificações constantes do edital e seus anexos. Orçamento base R$ 321.270,00 (trezentos e vinte e um mil e duzentos e setenta reais). Aquisição do edital na Rua Treze de Maio N° 307-N, Ed. BEP- 5º andar - Centro, Teresina - PI, CEP 64000-150. Telefone 86 3216-2038 - e-mail cpl.semar.pi@gmail.com e gnunes@semar.pi.gov.br, devendo o licitante fornecer cd-r ou pendrive onde será gravado o edital e seus anexos, ou pagar pela reprodução das cópias do edital. Teresina-PI, 07 de julho de 2011.
Astrid Cassandra Nery Ramos.
Presidente da CPL.
Prof. Dalton Melo Macambira.
Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Workshop "Ativismo e Mudanças Climáticas"
A Associação Civil 350.org está oferecendo vagas para um workshop sobre o tema nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Não conheço a organização, não tenho nenhuma referência a respeito. Mas recebi esse material e, como está em cima, estou publicando para conhecimento.
Seguem as informações básicas e o site para quem quiser saber mais:
"Vagas para workshop “Ativismo e Mudanças Climáticas”
"Se você mora nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília, e se preocupa com a crise climática pela qual a humanidade e o planeta estão passando, participe do workshop da 350.org no Brasil e torne-se voluntário e ativista de um movimento global que busca soluções por meio de campanhas online e grandes ações públicas.
"Ofereceremos este workshop, inicialmente, em 3 cidades do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Escolhemos estas 3 cidades por suas importâncias políticas e econômicas nas decisões do país, mas não queremos parar por aí! Nossa ideia é estruturar estes núcleos (hubs) e por meio desta experiência criar novos núcleos nas diferentes regiões do país!
"Os workshops estão programados para acontecer nas seguintes datas:
■São Paulo – SP: 5 a 7 de Agosto
■Rio de Janeiro – RJ: 19 a 21 de Agosto
■Brasília – DF: 26 a 28 de Agosto
Se você é morador de alguma dessas cidades, tem interesse em ativismo, mudanças climáticas e busca um desafio do tamanho do mundo para se envolver, inscreva-se para participar do workshop.
Abaixo, o link para o site:
http://www.agrobase.com.br/oportunidades/2011/07/vagas-para-atuar-na-area-de-ativismo-e-mudancas-climaticas-df-rj-sp/
Seguem as informações básicas e o site para quem quiser saber mais:
"Vagas para workshop “Ativismo e Mudanças Climáticas”
"Se você mora nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília, e se preocupa com a crise climática pela qual a humanidade e o planeta estão passando, participe do workshop da 350.org no Brasil e torne-se voluntário e ativista de um movimento global que busca soluções por meio de campanhas online e grandes ações públicas.
"Ofereceremos este workshop, inicialmente, em 3 cidades do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Escolhemos estas 3 cidades por suas importâncias políticas e econômicas nas decisões do país, mas não queremos parar por aí! Nossa ideia é estruturar estes núcleos (hubs) e por meio desta experiência criar novos núcleos nas diferentes regiões do país!
"Os workshops estão programados para acontecer nas seguintes datas:
■São Paulo – SP: 5 a 7 de Agosto
■Rio de Janeiro – RJ: 19 a 21 de Agosto
■Brasília – DF: 26 a 28 de Agosto
Se você é morador de alguma dessas cidades, tem interesse em ativismo, mudanças climáticas e busca um desafio do tamanho do mundo para se envolver, inscreva-se para participar do workshop.
Abaixo, o link para o site:
http://www.agrobase.com.br/oportunidades/2011/07/vagas-para-atuar-na-area-de-ativismo-e-mudancas-climaticas-df-rj-sp/
Considerações finais sobre os projetos de transportes para a Cidade do Rio de Janeiro
Considerações finais
Durante a semana que passou, trouxe reflexões sobre a política de transportes em construção pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, em parceria com os governos estadual e federal. Falei sobre o fortalecimento do redoviarismo e a ilusão dos legados - com base na recente experiência dos Jogos do PAN; sobre os projetos para a cidade - TransOlímpica, TransOeste e TransCarioca, e os impactos socioambientais; sobre as diretrizes do desenvolvimento da cidade e os impactos de vizinhança; e chego às minhas considerações finais.
Toda intervenção humana no ambiente promove alterações que impactam seu equilíbrio. Esses impactos, portanto, são inerentes à ação humana e devem ser planejados de forma que sejam majoritariamente positivos.
O ordenamento jurídico ambiental e urbanístico admite os impactos, pois, do contrário, a lei dos homens estaria se colocando em desacordo com as leis naturais. Então, o que as normas contemporâneas estabelecem é um conjunto de fundamentos, princípios e mandamentos que estabelecem limites para lançamentos de matéria ou energia no meio ambiente, para a intervenção em ambientes naturais, para o adensamento das cidades e, em geral, para o exercício do direito de propriedade.
A partir desses pressupostos, temos um campo de atuação nas políticas públicas que é moldado por subjetividades – quando o administrador público opera decisões alinhadas com suas obrigações legais, mas sustentadas pelos elementos da conveniência e oportunidade.
Porém, se há o compromisso com a sustentabilidade ecológica, econômica e social da Cidade, temos que estabelecer instrumentos concretos, transparentes e eficazes de compartilhar as decisões – para que a sociedade possa assumir conjuntamente os riscos pela adoção de um modelo de desenvolvimento para a cidade. É a sociedade, e não o poder público, quem pode assumir compromissos de isonomia transgeracional no acesso aos recursos disponíveis na natureza, construindo um compromisso ético com as futuras gerações.
Mas os vícios da velha política normalmente reduzem o alcance da visão de futuro do administrador público aos quatro anos de seu mandato, deixando as mazelas de sua gestão como passivo para os futuros administradores e, consequentemente, para a população. E como o planejamento é uma ferramenta que se implementa com o tempo, tendo seus resultados positivos constatados ao longo de anos, não tem alcançado as esferas mais altas da administração pública.
No que foi possível abordar a respeito das vias expressas planejadas para a Cidade do Rio de Janeiro – TransOeste, TransCarioca e TransOlímpica, podemos fazer considerações variadas.
Sob a ótica da técnica, podemos encontrar variadas vantagens no sistema proposto – principalmente se reduzirmos os debates meramente às alternativas de melhoria do sistema rodoviarista. Comparando com o transporte sob trilhos ou com o hidroviário, as vantagens parecem se reduzir à esfera econômica.
De resto, o que se observa é que a manutenção dessa matriz de circulação, na forma como vem se dando, vai de encontro com as tendências mais contemporâneas de gestão das cidades, eis que sepulta o planejamento tanto da área dos transportes, como do crescimento da Cidade. É o que se constata ao observar as regras previstas em leis federais – como o Estatuto da Cidade, assim como nas normas municipais – em especial a Lei Orgânica e o Plano Diretor.
Resta ao cidadão assistir aos melhores lances de uma política de espetáculos e sofrer as conseqüências positivas e negativas dos projetos escolhidos. Ou, do contrário, atuar para a mudança das regras do jogo, pressionando pela adoção dos instrumentos adequados para a gestão sustentável e democrática da Cidade do Rio de Janeiro.
Observação: O conjunto de textos que publiquei aqui está ordenado na forma de um artigo que publiquei na Revista do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro - TCM-RJ. Os temas especiais dessa edição da revista são os Transportes e a Cidadania. Portanto, além do meu, há outros artigos de personalidades variadas, desde o Prefeito Eduardo Paes e alguns secretários, até os juristas Dalmo Dallari e Sylvio Capanema. Meu artigo está entre as páginas 67-75.
Quem tiver interesse, segue o link da Revista do TCM-RJ:
http://www.tcm.rj.gov.br/WEB/Site/Noticia_Detalhe.aspx?noticia=5196&detalhada=1&downloads=1
Durante a semana que passou, trouxe reflexões sobre a política de transportes em construção pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, em parceria com os governos estadual e federal. Falei sobre o fortalecimento do redoviarismo e a ilusão dos legados - com base na recente experiência dos Jogos do PAN; sobre os projetos para a cidade - TransOlímpica, TransOeste e TransCarioca, e os impactos socioambientais; sobre as diretrizes do desenvolvimento da cidade e os impactos de vizinhança; e chego às minhas considerações finais.
Toda intervenção humana no ambiente promove alterações que impactam seu equilíbrio. Esses impactos, portanto, são inerentes à ação humana e devem ser planejados de forma que sejam majoritariamente positivos.
O ordenamento jurídico ambiental e urbanístico admite os impactos, pois, do contrário, a lei dos homens estaria se colocando em desacordo com as leis naturais. Então, o que as normas contemporâneas estabelecem é um conjunto de fundamentos, princípios e mandamentos que estabelecem limites para lançamentos de matéria ou energia no meio ambiente, para a intervenção em ambientes naturais, para o adensamento das cidades e, em geral, para o exercício do direito de propriedade.
A partir desses pressupostos, temos um campo de atuação nas políticas públicas que é moldado por subjetividades – quando o administrador público opera decisões alinhadas com suas obrigações legais, mas sustentadas pelos elementos da conveniência e oportunidade.
Porém, se há o compromisso com a sustentabilidade ecológica, econômica e social da Cidade, temos que estabelecer instrumentos concretos, transparentes e eficazes de compartilhar as decisões – para que a sociedade possa assumir conjuntamente os riscos pela adoção de um modelo de desenvolvimento para a cidade. É a sociedade, e não o poder público, quem pode assumir compromissos de isonomia transgeracional no acesso aos recursos disponíveis na natureza, construindo um compromisso ético com as futuras gerações.
Mas os vícios da velha política normalmente reduzem o alcance da visão de futuro do administrador público aos quatro anos de seu mandato, deixando as mazelas de sua gestão como passivo para os futuros administradores e, consequentemente, para a população. E como o planejamento é uma ferramenta que se implementa com o tempo, tendo seus resultados positivos constatados ao longo de anos, não tem alcançado as esferas mais altas da administração pública.
No que foi possível abordar a respeito das vias expressas planejadas para a Cidade do Rio de Janeiro – TransOeste, TransCarioca e TransOlímpica, podemos fazer considerações variadas.
Sob a ótica da técnica, podemos encontrar variadas vantagens no sistema proposto – principalmente se reduzirmos os debates meramente às alternativas de melhoria do sistema rodoviarista. Comparando com o transporte sob trilhos ou com o hidroviário, as vantagens parecem se reduzir à esfera econômica.
De resto, o que se observa é que a manutenção dessa matriz de circulação, na forma como vem se dando, vai de encontro com as tendências mais contemporâneas de gestão das cidades, eis que sepulta o planejamento tanto da área dos transportes, como do crescimento da Cidade. É o que se constata ao observar as regras previstas em leis federais – como o Estatuto da Cidade, assim como nas normas municipais – em especial a Lei Orgânica e o Plano Diretor.
Resta ao cidadão assistir aos melhores lances de uma política de espetáculos e sofrer as conseqüências positivas e negativas dos projetos escolhidos. Ou, do contrário, atuar para a mudança das regras do jogo, pressionando pela adoção dos instrumentos adequados para a gestão sustentável e democrática da Cidade do Rio de Janeiro.
Observação: O conjunto de textos que publiquei aqui está ordenado na forma de um artigo que publiquei na Revista do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro - TCM-RJ. Os temas especiais dessa edição da revista são os Transportes e a Cidadania. Portanto, além do meu, há outros artigos de personalidades variadas, desde o Prefeito Eduardo Paes e alguns secretários, até os juristas Dalmo Dallari e Sylvio Capanema. Meu artigo está entre as páginas 67-75.
Quem tiver interesse, segue o link da Revista do TCM-RJ:
http://www.tcm.rj.gov.br/WEB/Site/Noticia_Detalhe.aspx?noticia=5196&detalhada=1&downloads=1
Assinar:
Comentários (Atom)