quarta-feira, 26 de junho de 2013

Chico das Verduras e a Reforma Política

Em 2010, o Chico das Verduras foi eleito Deputado Federal pelo PRP de Roraima, com 5.903 votos, a menor votação nacional naquele ano. O quociente eleitoral no Rio de Janeiro daquelas eleições, isto é, o número absoluto de votos que uma legenda tem que ter para ocupar uma vaga, era de 184 mil votos. Ou seja, cada fração de 184 mil votos de um partido fazia um deputado federal. A grande parte deles faz barbaridades em seus mandatos e não representam a vontade sequer de seus eleitores, quanto mais dos cidadãos de seus Estados.
Como bem me lembrou meu amigo Flávio Mutley, para a criação de um novo partido é necessário recolher 500 mil assinaturas de apoio.
Mas quando a sociedade quer participar diretamente, com projeto de lei de iniciativa popular, tem que juntar um milhão e quatrocentas mil assinaturas???
Mas por que? Essa matemática não está correta:

Chico das Verduras - 5.903 votos (pode propor quantas besteiras quiser)
Quociente Eleitoral/RJ-2010 - 184 mil votos

Criação de Partido Político - 500 mil apoios de eleitores
Projeto de Iniciativa Popular - 1,4 milhões de apoios de eleitores


Isso está errado! A sociedade quer participar mais e tem direito de fazê-lo com equidade em relação aos votos parlamentares. Então, na minha opinião, se para eleger um deputado em números totais foram necessários 184 mil votos, o número de cidadãos em apoio aos projetos de lei de iniciativa popular têm que estar relacionado a esse número. Não pode ser quase dez vezes mais! Reforma Política Já!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário