sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Cenários para a Oposição nas eleições 2012

As notícias veiculadas sobre as eleições municipais de 2012 no Rio de Janeiro têm procurado induzir à crença de que os resultados eleitorais já são favas contadas! Segundo esse raciocínio, o Prefeito Eduardo Paes ainda teria grandes chances de vitória já no primeiro turno.
Mas há quem conteste com dados colhidos em pesquisas de opinião e em análises que contextualizam as disputas recentes na Cidade do Rio. Colhi a seguinte informação no site Diário de Rio:
“Em um dos cenários, que inclui o nome de Marcelo Crivella (PRB) que não vem candidato, o atual prefeito tem 36% das intenções de voto, Crivella com 18%,Marcelo Freixo (PSol) 7%, Rodrigo Maia (DEM) 3% eOtávio Leite (PSDB) 2%. Do total, 22% votam nulo ou em branco, enquanto 12% ainda estão indecisos. Sem Crivella Paes teria 43%, Freixo 9%, Maia 5% e Leite com 2%. Neste caso o número de votos em  branco e nulo chegariam a 25%, e os indecisos 15%.” (WWW.diariodorio.com)
No cenário acima o PV sequer está incluso. Mas no Blog do Garotinho foi divulgada pesquisa que traz o nome de Fernando Gabeira (PV):
“Na semana passada recebi uma pesquisa, onde diferente dos 36% divulgados pelo IBOPE, confrontado com Cesar Maia e Gabeira, o prefeito Eduardo Paes aparece com 25%. Na mesma pesquisa Gabeira aparece com 20%, Cesar Maia com 17% e Marcelo Freixo com 12%. Este cenário aponta para um inevitável 2º turno, o que dificultaria em muito a movimentação do PMDB no estado, que teria que se preocupar com a capital, sua principal prefeitura no estado. Além disso, forçaria um debate, sobre a blindagem feita em torno de Cabral e Paes com os milhões que gastam na mídia. Essa é a minha opinião, não quer dizer que prevaleça.” (WWW.blogdogarotinho.com.br)

Porém, até que se confirmem as atuais tendências em suas respectivas convenções, em Junho próximo, Gabeira e Cesar Maia não serão candidatos a prefeito da Cidade – o que fortaleceria a posição de Eduardo Paes nas pesquisas.
A deputada Clarissa Garotinho (PR) e o deputado Rodrigo Maia (DEM) estão se apresentando como oposição à atual gestão municipal, mas uma é filha do ex-Governador e o outro é filho do ex-Prefeito – não representando nada próximo do que poderíamos chamar de novidade. As gestões dos familiares já foram vivenciadas e avaliadas.
Num campo de oposição mais legítima aos atuais governos estadual e municipal, temos o Partido Verde e o PSOL, que estão se preparando para apresentar seus programas e propostas para a Cidade do Rio de Janeiro nas eleições de 2012 – quando também acontece na cidade a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, chamada também de RIO+20 por ocorrer exatos vinte anos depois da RIO92.
Com a intenção de promover uma análise sobre as eleições de 2012 na Cidade do Rio de Janeiro, sob a ótica de uma oposição crítica e desvinculada das máquinas políticas tradicionais, o Núcleo de Ecologia Social do Partido Verde/RJ está realizando a Mesa Redonda “Cenários para a Oposição nas Eleições 2012”, que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 08 de fevereiro, a partir das 18:30hs, no Teatro João Theotônio – Universidade Cândido Mendes (Rua da Assembléia, 10 – subsolo).
Participarão da mesa o Magnífico Reitor Cândido Mendes, o Jornalista Fernando Gabeira, a Deputada Estadual Aspásia Camargo (PV), o Presidente Municipal do PV/RJ – José Augusto Silveira, o Deputado Estadual Marcelo Freixo (PSOL) e o Cientista Político Geraldo Tadeu Monteiro. Terei a honra de mediar a mesa com esses ilustres personagens da política carioca.
Se você ainda não se ligou nas eleições deste ano, essa é a melhor oportunidade de aquecimento.

Um comentário:

  1. Por ser início de ano, nada é definido em relação as pesquisas... o PV deu informação hoje que não terá candidato a prefeitura do Rio de Janeiro e disse: ''Que vença o melhor''.
    O RJ de janeiro está na sua melhor fase obras por todos os lados,desenvolvimento econômico etc..Duvido que alguém consiga tirar o Eduardo Paes do comando, Me arrisco a dizer que ele já esta reeleito analisando o quadro atual.
    O único que poderia dar trabalho para Eduardo Paes nas Eleições seria Fernando Gabeira, mas como ele não será candidato a prefeito a vitória de Paes já praticamente consumada.
    agora o que me intriga é a capacitação dos vereadores esse ano, no meu blog www.buscandoinfobrasil.blogspot.com eu estou focando esse ponto em relação a vereadores vale a pena dar uma olhada um assunto interessante.

    ResponderExcluir