terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água

Publiquei hoje um artigo no Jornal O Dia falando sobre a questão da Água!
http://odia.terra.com.br/portal/opiniao/html/2011/3/rogerio_rocco_agua_para_exportacao_152328.html
No artigo, que ocupa um espaço bastante limitado para expressar idéias com mais densidade, citei o exemplo do consumo de água relacionado à produção de carne. Usei como referência a quantia equivalente a 3 mil litros de água consumida para a produção de 1 kg de carne. Nos comentários do FB, meu amigo Ricardo Machado utilizou a referência de 16 mil litros de água para a produção do mesmo kg de carne. Em consulta à internet há uns meses atrás, encontrei uma variação muito grande de valores: de 2 mil a 120 mil litros para cada quilo...
Optei em usar 3 mil porque achei que representavam bem o cenário por nós desconhecido. Mas os 16 mil citados pelo Ricardo não fogem muito a uma média razoável, já que tem quem afirme que são 120 mil!
O importante é perceber como se gasta água em coisas que a gente não faz a menor idéia. Somem-se a isso, por exemplo, os dados do IBGE, em estudo sobre a produção da pecuária brasileira, de que a população de bois no Brasil é de 205 milhões de indivíduos... bem mais do que os 190 milhões de habitantes. Quanto isso significa de consumo de água só pelos bois e vacas?
Outro tema que citei, e que usei como fundamento do texto, foi a necessidade de produção e divulgação dos dados relacionados ao consumo de água no Brasil, já que até ontem pouco de profundo havia divulgado no site da ANA. Mas estava ali anunciado que hoje a Agência publicaria o ATLAS Brasil, com um diagnóstico sobre a questão da água e do saneamento básico. Confesso que entrei agora no site pensando que o estudo pudesse não estar lá. Ou que estaria como alguns outros documentos com link na home do site, que quando você abre encontra, na verdade, apresentações em power point.
Me enganei! O ATLAS está lá.
http://atlas.ana.gov.br/Atlas/forms/Home.aspx
Não naveguei, nem conferi os detalhes. Mas dei uma folheada e me pareceu consistente, apresentando dados, mas também metodologia, equipe responsável, dentre outras informações.
Fica aqui minha sugestão de leitura.
Ah, agora somos +1! Aumentamos nossos cadastrados no blog!
Saudações sustentáveis,

4 comentários:

  1. Oi Rogério neste site “A água secreta das coisas”as minhas referencias sobre a quantidade de água necessária.
    http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/a-agua-secreta-das-coisas

    ResponderExcluir
  2. Beleza, Ricardo!
    Não contestei, só contextualizei.
    Vou conferir, mas fico feliz que estamos alimentando o debate!
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  3. Não vou comentar sobre o assunto apenas alertar sobre o local escolhido para construção do novo aterro sanitário para colocação de toneladas de lixo proveniente da cidade do Rio de Janeiro ou seja em cima do aquífero piranema localizado na cidade de Seropédica-RJ. pedimos socorro e ajuda para que tal fato não se concretize.

    Quinta-feira (30) estaremos mais uma vez protestanto no centro da cidade do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Rogério!
    Neste item da carne podemos pegar dois coelhos
    não é mesmo? Abraço! D.V.

    ResponderExcluir