segunda-feira, 4 de julho de 2011

Sobre bolsas e corpo docente da Pós em Gestão Ambiental Pública

Sobre a Especialização
A Pós-Graduação em Gestão Ambiental Pública é uma proposta que busca trazer para os profissionais que atuam ou pretendem atuar na área ambiental uma oportunidade única de formação. Ela se diferencia de outras especializações em Gestão Ambiental porque tem foco nas políticas públicas. Não que seja direcionada exclusivamente para quem trabalha na administração pública, eis que atende também à necessidade dos que trabalham em empresas e organizações civis - e que operem junto aos órgãos e entidades de meio ambiente na área pública.
São três as áreas de concentração do programa da pós: 1- Ecologia e Meio Ambiente; 2- Direito; e, 3- Sociologia. As disciplinas estão organizadas de acordo com essas áreas, a fim de oferecer um conjunto de conceitos, experiências e informações que estejam de acordo com a complexidade das políticas públicas ambientais. Além disso, haverá um calendário de atividades práticas e seminários, que complementarão a programação de aulas em sala.
A especialização é realizada pelo IUPERJ, que se consagrou já na década de 1970 como um centro de excelência em Pós-Graduações nas áreas da Sociologia e da Ciência Política. O IUPERJ obteve em 2010 o conceito 7 na CAPES, que é seu conceito máximo. E está trabalhando para mantê-lo na avaliação de 2011, na qual está agora inserida a Pós-Graduação que coordeno.

Sobre o Corpo Docente
O convite que recebi para coordenar essa especialização me permitiu fazer escolhas para a formação de uma equipe gabaritada para o corpo docente. Escolhi a dedo profissionais com larga experiência na concepção, avaliação, execução e crítica das políticas públicas ambientais. São pessoas com formação acadêmica relevante, sendo mais da metade com doutorado. Diversos exerceram funções de direção em órgãos ambientais como o IBAMA, ICMBio, FEEMA, dentre outros. Também temos professores que atuam ou atuaram com movimentos ecológicos e sociais. Conferindo os currículos e as disciplinas que lecionarão - e que postei anteriormente aqui -, essa minha informação poderá ser confirmada.

Sobre bolsas de estudo
Muitos amigos e amigas têm me procurado para perguntar sobre a oferta de bolsas de estudo. Tenho procurado responder a todos, mas faço aqui uma explicação geral para todos.
O IUPERJ está inaugurando o lançamento de cursos de especialização, depois de se consagrar por seus cursos de mestrado e doutorado. E nessa primeira edição, não há previsão de bolsas, pois ainda não foram firmados programas que possam dar suporte a uma política de bolsas.
Mas estamos em processo inicial de organização de programa nesta direção, no âmbito da Gestão Ambiental Pública. Vamos participar dos futuros editais da FAPERJ, para que possamos oferecer - o quanto antes - bolsas para uma parcela dos alunos matriculados.

Tenho convicção de que, a partir desse ano, estaremos formando turmas de profissionais que terão condições de atuar nas políticas públicas com mais competência, ética, capacidade de conciliação de conflitos e interesses, e com uma visão holística do desenvolvimento e da sustentabilidade.

Mais informações:
http://www.novoiuperj.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=24&Itemid=18

Um comentário:

  1. Este incentivo vindo de Rogério Rocco, não tenho dúvida da boa oportunidade que é.

    ResponderExcluir