sábado, 10 de março de 2018

Na melhor forma do Grande Irmão, na fábula de Orwell, em 1984, André Correa apela para tentativa de censura contra este blog

Deputado do DEM pede à Justiça que apague matérias que relatam sua atuação 
e condene por crime de difamação quem as escreveu

O Deputado Estadual André Correa entrou com queixa-crime no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro contra este blog, pedindo que a Justiça tire do ar as matérias que relatam sua atuação na desestruturação das políticas ambientais do Rio de Janeiro e, ainda, que me condene pelo que ele considera uma ação criminosa.

Quem acompanha meu blog pôde verificar que no segundo semestre de 2017 publiquei denúncias sobre a atuação do deputado em algumas matérias, especialmente quando passou a circular a notícia de que a área ambiental federal no Rio de Janeiro seria loteada, mesmo a contragosto do Ministro Zequinha Sarney, para a base aliada de Temer. Fiz matéria relatando a trama política montada pelo DEM dos Maias e Corrêas e descrevi alguns contextos históricos da atuação de André Corrêa - que passou por seis partidos em cinco mandatos, bem no formato tradicional da classe política atual. Ainda chamei a atenção para o fato de que André Corrêa liderou o processo de votação de projeto da Governadora Garotinha, que retirou 75% dos recursos do FECAM - Fundo Estadual de Conservação Ambiental e desfigurou seus objetivos, permitindo a utilização de recursos ambientais para a obra superfaturada da Linha 4 do Metrô e para pavimentação de estradas. E que atualmente defende a aprovação do Projeto de Lei nº 3.478/17, do dublê de governador, Pezão, que retira 50% do que restou desses recursos. No fim das contas, Corrêa liderou, como secretário do Ambiente e deputado, a redução de 87,5% dos recursos originais do FECAM no Rio de Janeiro. Na ocasião, afirmou que isso era mais do que suficiente para o meio ambiente. Cobrado pelo Ministério Público Federal quanto ao saneamento da Baía de Guanabara, André Corrêa alegou que a despoluição não era possível por falta de recursos.

O deputado não gostou! Não quer que essas informações sejam publicadas, ou melhor, quer que essas informações sejam censuradas!  

Denunciei também a concessão, pelo INEA de André Corrêa, de licença ilícita para o TEPOR - Terminal Portuário de Macaé, quando o órgão desrespeitou a legislação ambiental e ignorou a posição contrária do ICMBio - Instituto Chico Mendes -- tendo em vista os danos que o empreendimento causaria ao Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e à Toninha -- espécie de boto ameaçada de extinção.

Trouxe também a público o processo de intervenção política promovida em detrimento do ICMBio para a nomeação do empresário Ricardo Raposo, que vinha ocupando cargos no INEA nos últimos tempos, e que agora está nomeado como coordenador regional do ICMBio -- atrelando a atuação do Instituto aos interesses do Governo do Rio. O empresário é investigado pelo Ministério Público Federal por advocacia administrativa que, segundo o inquérito, teria se manifestado na atuação em defesa de outro empresário que degradou santuário ecológico localizado em Paraty. A irregularidade investigada é a de que Raposo teria defendido o degradador exatamente enquanto ocupava cargo no INEA para a defesa da unidade de conservação.

Essas questões são de domínio público, constam de processos administrativos no ICMBio, no Ministério Público Federal de Angra dos Reis e de Macaé, além dos registros da Assembleia Legislativa e da grande imprensa. Mas o deputado quer censurá-las!

A tentativa do deputado faz lembrar da obra de George Orwell, 1984, na qual o autor narra a saga de um estado censor e opressor - que alterava as notícias publicadas em revistas controladas pelo próprio governo para "apagar" os fatos indesejados da memória dos súditos oprimidos.

André Corrêa quer atuação da Justiça contra este blog, mas é contra a atuação da Justiça na prisão das quadrilhas da ALERJ

     André Corrêa liderou votação na ALERJ pra desautorizar Poder Judiciário e revogar a prisão de Picciani e seus comparsas

Deputado pediu à Justiça para censurar o blog, mas quando o Poder Judiciário prendeu os líderes da quadrilha que opera há anos na Assembleia Legislativa - Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi, André Corrêa foi veemente na defesa de seus pares. Foi ele quem ocupou a tribuna para defender a revogação das prisões dos três bandidos - o que foi aprovado em 17.11.2017, em sessão legislativa que impediu não só a entrada do público, mas também a do oficial de justiça que levava uma determinação judicial para a abertura das galerias. Essa é a marca de quem acredita que está acima da lei, na fiel materialização daquele ditado: aos amigos tudo, aos inimigos a lei.

Abaixo, alguns trechos da peça acusatória do deputado:

"A acusação da prática de manobras visando 'a desestruturação do Meio Ambiente no estado' é fato ofensivo à reputação do querelante (André Corrêa), que sempre zelou pelo interesse público em sua atuação na vida pública e não irá tolerar acusações infantis e oportunistas."
PS.: Quem praticamente extinguiu os recursos do FECAM?

"Ao relacionar o 'INEA do André Corrêa' à prática de ação criminosa, o querelado está inequivocamente ofendendo a reputação do querelante (André Corrêa), o que o faz merecer a aplicação das penas pelo crime de difamação. Quando escolhe relacionar o INEA à pessoa do querelante (André Corrêa) em momento que o mesmo já não mais possuía qualquer relação institucional com tal entidade, o querelado teve o dolo de ofender a reputação do querelante (André Corrêa) perante terceiros, tendo materializado seu intento criminoso através de graves ofensas, que relaciona o nome do querelante à concessão de licenças ambientais criminosas."
PS.: Aqui o lero-lero é pra tentar convencer que André Corrêa não tem mais nenhuma ligação com o INEA. Mas mais do que isso, tenta driblar a Justiça com a tradicional malandragem do jogo de números, afirmando que o deputado não é mais secretário desde o dia 06 de novembro de 2016. Só que a licença em questão foi concedida em 21.06.2016.

André Corrêa coloca em dúvida a existência de organização criminosa de Sérgio Cabral
"O querelante (André Corrêa) não praticou qualquer ato que visasse desmantelar órgãos ambientais do Rio de Janeiro, bem como não foi concedida qualquer licença criminosa pelo INEA, muito menos com participação do querelante (André Corrêa), que definitivamente não integra organização criminosa do Cabral, se é que existe tal organização, sendo esta mais uma acusação mentirosa."
PS.: Então, tá!

Ao final, além de requerer minha tripla condenação por ter publicado três matérias e agravar minha pena por ter sido contra a honra de ilibado agente público, encerra com este pedido:
"Requer, de imediato, a fim de estancar os danos à honra, seja o requerido intimado a retirar imediatamente da rede mundial de computadores os conteúdos ofensivos por ele divulgados."

Submetido o pleito ao Ministério Público, assim se manifestou, resumidamente, sua representante, a Ilma. Promotora de Justiça, Dra. Simone Paiva da Motta:
"Como se vê, tratam as publicações de blog jornalístico na área do meio ambiente, as quais noticiam fatos ocorridos no INEA em época no qual o querelante era Secretário de Meio Ambiente"

Em sentença, o Exmo. Juiz de Direito do 8º Juizado Criminal, Dr. Carlos Fernando Potyguara Pereira, dá razão aos argumentos do Ministério Público:
"Conforme se verifica da própria narrativa da ação penal privada e dos documentos dos autos, o querelado efetuou postagens no endereço eletrônico (...) Blog do Rogério Rocco, tecendo críticas a atos praticados pela gestão do Instituto Estadual do Ambiente, na época em que o querelado exercia o cargo de Secretário Estadual de Meio Ambiente."

Complementa o magistrado:
"Em que pese algumas dessas postagens realizadas no endereço eletrônico http://rogeriorocco.blogspot.com.br possuírem conteúdos que possam desagradar ao querelante, não se pode olvidar que se tratam de matéria com cunho jornalístico, realizada em site especializado em meio ambiente, que tem como escopo principal informar aos seus leitores acerca dos acontecimentos na sua área de atuação"

Ao final, uma lição para o deputado:
"No caso dos autos, impõem-se aos gestores públicos o ônus de receber críticas, que não configuram qualquer ofensa à honra do querelante, por não conter, em si, animus infamandi, uma vez que não se observa a intenção de ferir a honra ou a dignidade deste, mas tão-somente uso do seu direito de informar e fazer críticas." 

E a sentença:
"Ante o exposto, REJEITO a queixa em razão da atipicidade (...) e, em consequência, determino o arquivamento do feito, mediante as anotações de estilo."

Inconformado, André Corrêa recorreu da decisão alegando que o Exmo. Juiz teria se omitido na análise cronológica dos fatos. E, agindo de forma sub-reptícia, em suspeitíssima tentativa de indução do Juízo a erro, faz a seguinte afirmação da peça recursal:
"O querelado acusou o querelante de conceder uma licença ilícita mas tanto a licença como a própria postagem ocorreram meses após o querelante ter deixado a chefia da Secretaria do Ambiente." (Grifos do autor do recurso)

Ora, André Corrêa junta na ação o ato de sua exoneração em 06.11.2016 e afirma que a licença foi concedida depois, tentando confundir a data da publicação da matéria - que se deu em 2017 - com a data da emissão da licença para o TEPOR - que é do dia 21.06.2016, como pode ser conferido na matéria publicada neste blog.

Atento aos fatos, o ilustre magistrado não se deixou enganar e manteve a decisão.

Em tempos de nefastos obscurantismos na vida política brasileira, merecidos aplausos ao Poder Judiciário do Rio de Janeiro - que está levando à prisão poderosos criminosos com mandatos públicos e empresários de colarinhos engomados, assim como garantindo o exercício cidadão do controle e publicidade dos atos e desvios de agentes no exercício de funções públicas!

Informo ao probo deputado que este blog, diferentemente de sua gestão à frente da Secretaria do Ambiente, está aberto a críticas, franqueado o espaço para suas explicações, caso não queira persistir na tentativa de censurá-lo por meio de acusações infundadas junto ao Judiciário.



                            Inscreva-se no blog e receba em primeira mão as notícias mais quentes                           sobre cidadania e meio ambiente!

E pode fazer seus comentários, que aqui o espaço é democrático!
















52 comentários:

  1. Eduardo Thadeu Domingues10 de março de 2018 às 20:00

    Tornou-se um ridículo personagem esse senhor deputado. Aliás alguém sabe como andam as investigações da Lava Jato que bateram na porta da Secretaria dirigida por esse deputado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez tenha sido a grande proximidade com Piccianis e companhia ilimitada. Sobre Lava Jato na Secretaria eu não fiquei sabendo. Isso é sério, Thadeu?

      Excluir
  2. Salve Amigo Rocco!!!

    Vamos em frente que "O Caminho é de Muita Luz"!!!

    A Natureza Agradece Seu Empenho em Protegê-la!!!

    Sempre Muita Paz, Saúde, Alegria, Proteção e Prosperidade!!!

    Luiz Nelson e Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridos amigos Luiz e Aline!
      Precisamos mesmo de muita luz para desvendar os obscuros caminhos da gestão pública em nosso falido e assaltado estado!
      As forças da Natureza nos favorecem!
      Saudações,

      Excluir
  3. Salve Amigo Rocco!!!

    Vamos em frente que "O Caminho é de Muita Luz"!!!

    A Natureza Agradece Seu Empenho em Protegê-la!!!

    Sempre Muita Paz, Saúde, Alegria, Proteção e Prosperidade!!!

    Luiz Nelson e Aline

    ResponderExcluir
  4. Salve Amigo Rocco!!!

    Vamos em frente que "O Caminho é de Muita Luz"!!!

    A Natureza Agradece Seu Empenho em Protegê-la!!!

    Sempre Muita Paz, Saúde, Alegria, Proteção e Prosperidade!!!

    Luiz Nelson e Aline

    ResponderExcluir
  5. Rogério, busque na FIOCRUZ alguma vacina que o proteja de VESPAS, pois vai sofrer ataques delas. O ENXUGAMENTO do FECAM foi enorme, SIM. Precisamos da TRANSPARÊNCIA que o seu Blog oferece. E como Jornalista Ambiental ... #tamojunto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauro, agradeço pela dica!
      Vou comprar um mata-moscas!
      Agradeço pela força!
      Grande abraço,

      Excluir
  6. Minhas solidariedades ao advogado e ambientalista dr.Rogério Rocco, na luta contra as quadrilhas que acham que podem fazer o que querem na política do meio ambiente. Força e luta!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Vagner!
      Nossas lutas vêm de longa data, mas não podemos descansar, pois muitos assumiram cargos de comando para desestruturar as conquistas ambientalistas!
      Um forte abraço,

      Excluir
  7. É isso ai amigo!!
    Coerência!!
    Que ele se lasque e aguente as consequências do que fez!! 👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ada querida!
      Agradeço e retribuo seu carinho!
      Que tenham o destino que merecem!
      Beijo,

      Excluir
  8. Bateu doido!!! Ser VERDE é muito mais que, para uns, só cuidar do Meio Ambiente. Valeu, Rocco, você nos representa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, João Carlos!
      A questão ambiental é foco dos grandes conflitos da humanidade. Se "todos" defendem o equilíbrio ecológico, como dizem por aí, porque é que estamos ladeira abaixo a tão longo tempo?
      Temos que dar transparência às ações de quem ocupa essas funções, pra mostrar a serviço de quem realmente trabalham.
      Um abraço forte,

      Excluir
  9. Isso ai, amigo querido. Você me representa. Super beijo!

    ResponderExcluir
  10. Isso ai, amigo querido. Você me representa. Super beijo!

    ResponderExcluir
  11. Companheiro Rogerio Rocco, sou morador de Valença, a censura é evidente por aqui. A luta é de desgastes e batalhas e vejo que você reconhece o terreno inimigo, sem trocadilhos, força amigo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Lucimauro,
      Saudações!
      Muito bom saber das resistências no feudo da oligarquia dos Corrêas!
      Considere este espaço para encaminhar denúncias das arbitrariedades cometidas em Valença!
      Sigamos firmes na resistência!
      Forte abraço,

      Excluir
  12. Não temos o direito de desanimar da luta, como animar os juvens a participar da luta necessaria, animei-me muito com seminário sobre os descaminhos da política ambiental no ERJ. Minha solidariedade Rocco, se precisar jogar um veneno na mesa dele conta comigo, vamos batizar operação e gastar esses guerrilheiros, poderemos usar durepox.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, caro Miguelito!
      A luta é árdua, mas a Justiça prevalecerá!
      Um forte abraço,

      Excluir
  13. Siga na sua luta. André Corrêa não nos representa. Vc sim!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Juarez!
      Estou apenas oferecendo um pouco de transparência ao obscurantismo que impera na gestão ambiental do nosso Estado!
      Um forte abraço

      Excluir
  14. Respostas
    1. Muito bom, Gustavo!
      Seguimos juntos na resistência!
      Grande abraço,

      Excluir
  15. Parabéns Rogerio pelo blog. o Brasil precisa ter mais transparencia em nossas leis ambientais, pois tudo esta sendo destruido por essa quadrilha que tomou o Brasil. Conte comigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecido, Paulo!
      A Justiça há de prevalecer!
      Abraço forte,

      Excluir
  16. Força aí, Rocco! Eles passarão, você ��!
    Conte com a gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana querida,
      Muito feliz com sua solidariedade!
      O Rio de Janeiro precisa da ajuda de fora do Estado. O obscurantismo tem operado forte por aqui. Mas nosso Tribunal de Justiça demonstra que a Justiça prevalecerá.
      Um beijo,

      Excluir
  17. O meio ambiente não deve ser utilizado como moeda de troca por politicos representantes de grupos econômicos e infratores ambientais.
    Siga firme e denunciando os abusos contra o interesse público, Rocco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Café!
      Que vocês consigam resistir aos ataques dos injustos contra a conservação de nossos paraísos ecológicos nesse belíssimo litoral!
      Tamu juntu!
      Abraços libertários,

      Excluir
  18. Quem deve, muito teme a transparência dos fatos...
    Que essa tentativa estapafúrdia contra o seu Blog só sirva para fortalece-lo.
    Estamos juntos na luta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amigo!
      Nesse ataque, a Justiça prevaleceu.
      Mas os tentáculos dessa oligarquia estão espalhados sobre nossos recursos naturais.
      Vamos seguir na resistência!
      Um abraço,

      Excluir
  19. Parabéns pela sua tranquilidade no tratamento dos fatos.
    Fosse comigo teria provavelmente baixado o nível...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Zeca!
      Vamos deixar o baixo nível para os que não têm argumentos, para os autoritários, os obscurantistas e toda sua laia.
      Sigamos na vida com firmeza na luta, mas leveza na alma!
      Agradeço por sua mensagem!
      Um abraço

      Excluir
  20. Também denunciamos os Desvios do Fecam. Também fomos processados. E também vencemos esse Deputário (Deputado/Secretário).
    Ele nos processou em 2002. Por também termos tornado público o que já era público.
    O Deputário pensa que pode muito! Tá ruindo, tá ruindo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, Wilson!
      Não quer aproveitar para contar essa história aqui no blog?
      Se quiser, pode me mandar pelo email rogerio.rocco2009@gmail.com.
      Vamos colocar as coisas mais claras!
      Força e resistência,

      Excluir
    2. Wilson Fort trabalhou para o André, assim como o seu irmão Rogério. Funcionário revoltado. Não denunciou nada.

      Excluir
    3. Caro anônimo, entendo o que você afirma. Mas entendo também que nada tira a legitimidade da denúncia de desvios de conduta, mesmo quando feita tardiamente por pessoas que estiveram dentro das estruturas em questão.
      Se tiverem substância, a mim importa saber enquanto cidadão.

      Excluir
  21. ​Muito lamentável Rogério, questões tão primorosas evoluírem dessa forma!
    Votos do coração de que você, com seu inestimável conhecimento e experiência continue aguerrido, lutando com dignidade, ânimo, entusiasmo, coragem pela preservação do meio ambiente 💚 Sucesso sempre 💚
    Um duro é sempre benéfico inclusive para preservar nele o que há de melhor🌟
    ​Como menciona Léon Denis "A alma deve conquistar, um por um, todos os elementos, todos os atributos de sua grandeza, de seu poder, de sua felicidade, e para isso precisa do obstáculo, da natureza resistente, hostil mesmo, da matéria adversa, cujas existências e rudes lições provocam seus esforços e formam sua experiência."
    Do coração estimo que tudo isso seja muito benéfico ao André Correa, a você e a todos que pudermos tomar benefício de algum modo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tereza querida!
      Vc sempre com lindas lições de amor e de vida!
      Agradeço pela generosidade e alegria da sua amizade.
      E que possamos espalhar mais amor pelo mundo, mesmo que seja enfrentando obstáculos e obscurantismos. Sem nunca perder a ternura!
      Beijos

      Excluir
  22. VAMOS AMIGO LUTE, SE NÃO AGENTE ACABA PERDENDO O QUE CONQUISTOU - EDSON GOMES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Edson!
      Estarei sempre na luta por cidadania, liberdade e equilíbrio nas relações com as pessoas e com o meio ambiente.
      Vamos juntos!

      Excluir
  23. Grande Rogério! Bom ver que você vai cada vez melhor na arte de angariar inimigos entre os usurpadores da boa fé pública e outros tantos ladrões de esperança que andam por aí travestidos de boa gente! Sinal de que você continua sabendo incomodar o que não deve permanecer impune. Infelizmente, quanto ao padrão, e felizmente no caso em tela, o único fato surpreendente em toda a sua narrativa é a sintonia da decisão do TJ com o que se espera e se pode entender por aplicação da justiça. Parabéns! Estamos contigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janio, amigo de longas datas!
      Sua mensagem é para regozijo e alimenta minha sensação de estar agindo com correção, no caminho certo.
      Muito agradecido por sua gentileza e amizade!
      Um forte e fraterno abraço,

      Excluir
  24. Parabéns pela luta ambiental para a limpeza política q aí está! Espero q a força para a batalha pelo ambiente limpo seja sempre presente! ABS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Georgia!
      Minha esperança é comum à sua!
      Que, no mínimo, possamos fazer a nossa parte.
      Saudações,

      Excluir
  25. Parabéns Rocco, espetacular a qualidade das informações que vc traz. Essa do Fecam da época da Garotinha eu não sabia q tinha sido o AC o cabeça. Não o fosse isso talvez a Baia de Guanabara estivesse muito melhor hoje. Muitos dentro do INEA tem consciência desse contexto político sinistro do meio ambiente fluminense, mas se calam por receio de retaliação. Eu mesmo não coloco meu sobrenome por isso. Tenho orgulho de trabalhar no INEA, a sua criação melhorou demais a administração ambiental do RJ, mas ainda estamos à mercê desse cenário o qual vc é um dos únicos com coragem e conhecimento para expor. Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rodrigo, agradeço por sua mensagem!
      E compreendo perfeitamente seus receios de retaliação, assim como da maioria absoluta dos servidores do INEA. Pois se o nobre deputado tem a ousadia de entrar no Judiciário para tentar a censura e a punição de quem relata fatos a seus respeito, imagino do que seja capaz de fazer com seus subordinados.
      Torço para que o INEA se livre desse jugo e que volte a ter liberdade para atuar com a excelência ambiental - que lhe é a característica principal.
      Um dia chegamos lá.
      Um forte abraço,

      Excluir
  26. Muito bom amigo. Espero retomar minha coragem pra enfrentar tipos como este, sei o quanto é difícil fazer o que é "certo" hoje em dia, mas acredite, você não está só.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Márcia,
      A coragem nunca nos falta quando temos o coração aberto para agir pelo bem comum. Respire fundo e siga os caminhos do coração.
      Um beijo

      Excluir