quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Vagas para professores universitários de Direito Ambiental e Climatologia Aplicada

Oportunidade para lecionar no Curso de Graduação em Engenharia Ambiental na Universidade Veiga de Almeida - UVA / Campus Tijuca, para duas disciplinas, com início neste semestre.


1. Disciplina: Climatologia Aplicada

Ementa: Contextualização, objetivos e importância da Climatologia. Caracterização da composição, estrutura e dinâmica da atmosfera. Estudo das principais variáveis meteorológicas, sua conceituação e formas de monitoramento. Descrição dos principais fenômenos meteorológicos e suas dinâmicas. Estudos das classificações climáticas, das aplicações da meteorologia e climatologia e sua influência sobre o meio ambiente. Definição de problemas ambientais globais.

Aulas nas sextas-feiras, das 18:20hs às 20:20hs

Início das aulas: dia 13 de fevereiro

Perfil profissional desejado: Graduação em Engenharia Ambiental ou em cursos afins, como Meteorologia, Engenharia Civil, Geografia e outros. Titulação de Mestrado ou Doutorado.

Tema de aula para admissão: A Climatologia e sua influência sobre o meio ambiente. Definição de problemas ambientais globais.


2. Disciplina: Direito Ambiental

Ementa: Caracterização do meio ambiente como objeto da tutela jurídica. Estudos dos aspectos ambientais na Constituição Federal e na Política Nacional de Meio Ambiente, dos aspectos legais da degradação do meio ambiente. Estudo de impacto ambiental e o processo de licenciamento ambiental. Competências. Reflexões sobre Dano Ambiental. Responsabilidades e Sanções Ambientais. Lei de Crimes Ambientais. Responsabilidade civil e criminal pelos danos ecológicos. Instrumentos jurídicos de tutela ambiental.

Aulas nas quartas-feiras, das 18:20hs às 20:20hs

Início das aulas: dia 11 de fevereiro

Perfil profissional desejado: Graduação em Direito. Titulação de Mestrado ou Doutorado. Atuação comprovada na área de Direito Ambiental.

Prazo para envio de currículo: Imediato
Enviar para Cezar Pires: cpires@uva.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário