quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Contrata-se Consultor para área ambiental

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA

Contratação de consultor para sensibilização e mobilização social de proprietários de terra para criação de RPPNs

1. Cargo/ Função: Consultor para planejamento e realização de estratégia de mobilização e sensibilização para a criação de RPPN.
Objetivo: Contratação de consultor para sensibilização e mobilização social de proprietários de terra para criação de RPPNs.
Tipo: Ininterrupto
Período da Consultoria: 7 meses
Nome do Supervisor: Ricardo Voivodic/Tiago Rocha
Cargo do Supervisor: Diretor Nacional do Projeto/Gerente do Projeto
Número de Vagas: 1

2. OBJETIVO DA CONSULTORIA
O presente termo de referência tem por objetivo a contratação de um(a) (01) consultor(a), para estabelecer um plano de ação de incentivo à criação de RPPNs na região da Baía da Ilha Grande (BIG), bem como implementar as atividades de sensibilização pública e mobilização social junto aos proprietários de terra da região.
Esta contratação está prevista no Componente 02, Subcomponente 2C, atividade 2.3.8 - Campanha de sensibilização pública para a criação de RPPNs.

3. ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO CONSULTOR
Seguem abaixo as atividades mínimas a serem executadas pelo consultor.
3.1. Elaborar Plano de ação para execução do projeto de incentivo à criação de RPPNs na região da BIG. Esse documento deverá detalhar a metodologia para execução das atividades previstas neste Termo de Referência, bem como a apresentação de um cronograma de ações. Espera-se também que o consultor
apresente proposta da dinâmica de atuação na região, conforme item 4.
3.2. Sensibilizar e mobilizar proprietários de terra para criação de RPPNs;
3.3. Articular junto aos atores locais (prefeituras, sindicatos, secretarias, associações, entre outros) a identificação de áreas potenciais para criação de RPPNs;
3.4. Organizar a realização de “Rodas de Conversa (workshops) sobre RPPNs na RH-I”;
3.5. Promover a participação de proprietários de terras interessados nos workshops;
3.6. Atuar em conjunto com outros projetos e programas em andamento na RH-I que possam potencializar os objetivos do presente TdR;
3.7. Veicular nos principais meios de mídias locais release e notas informativas sobre o tema RPPN, bem como as ações executadas nas Rodas de Conversa.
3.8. Fazer a análise preliminar da documentação dos imóveis com proprietários interessados em criar RPPNs;
3.9. Definir uma lista de propriedades prioritárias para a criação de RPPNs baseada na relevância ambiental da área e situação da documentação dos imóveis.
3.10. Acompanhar os serviços técnicos de georreferenciamento e a adequação documental de imóveis potenciais para a criação de RPPNs.
Ressalta-se que poderão ser desenvolvidas ao longo do período de contratação ações em conjunto com as equipes do Projeto BIG, do Serviço de RPPNs do INEA e do Projeto de Cadastro Ambiental Rural (CAR), a fim de potencializar os objetivos do presente TdR.

4. LOCAL DE TRABALHO
Para o alcance dos resultados esperados, o consultor atuará tanto na sede do INEA, localizada na cidade do Rio de Janeiro, quanto em áreas rurais e urbanas da Região Hidrográfica da Baía da Ilha Grande (RH-I), especificamente nos municípios de Paraty e Angra dos Reis, onde localiza-se a Unidade Gestora do Projeto BIG. Para fins de organização dos trabalhos, deverá ser apresentado, no Plano de Ação, a dinâmica que
será desenvolvida na região pelo consultor, considerando a melhor logística, eventos e reuniões propostas, mecanismos de mobilização, campanhas, articulação com equipe do CAR, etc.

5. QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS (formação, habilidades e experiência)
5.1. Formação profissional de nível superior nas áreas de comunicação, biologia, ecologia, engenharia ambiental, geografia, direito ou outras áreas afins.
5.2. Profissional com experiência mínima de 2 (dois) anos de atuação na temática objeto deste TdR, de preferência na aplicação de ferramentas de sensibilização e mobilização para criação de RPPNs.
5.3. Desejável experiência comprovada no serviço público ambiental brasileiro;
5.4. Desejável experiência comprovada na organização e realização de cursos e/ou capacitação no tema RPPN (inclusive ministrando aulas e palestras).

Os currículos poderão ser submetidos no período de 08/01/2015 a 01/02/2015 por meio do site da FAO, segue abaixo caminho:
Recrutamento e seleção (barra lateral esquerda)
Projetos
GCP/BRA/078/GFF - COMPONENTE 2 – Número 108654
Planejamento e realização de estratégia de mobilização e sensibilização para a criação de RPPN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário