quinta-feira, 14 de março de 2013

Encontro em Niterói tratará de Uso Público em Unidades de Conservação




Universidade Federal Fluminense promove, em julho de 2013, encontro voltado para a análise, avaliação e construção de propostas para o Uso Público de Unidades de Conservação

As Unidades de Conservação (UC's) são áreas legalmente protegidas, cujos objetivos são: preservação e manejo da biodiversidade e dos ecossistemas,  pesquisas científicas, manutenção de serviços ambientais, promoção da educação e interpretação ambiental, recreação em contato com a natureza e turismo ecológico. Os últimos aspectos em destaque estão diretamente associados ao uso público e vêm se intensificando ao longo dos últimos anos, principalmente em parques nacionais e estaduais.
Por se tratarem de áreas de maior extensão e complexidade, além de expressiva importância ambiental, as UC's dependem da elaboração de planos de manejo que coordenem e disciplinem os usos previstos. A inexistência e defasagem dos planos e/ou inadequação da infraestrutura para o uso público, podem contribuir para efeitos negativos sobre a própria área de conservação, comprometendo a biota, o meio físico e a própria qualidade da visitação.
Diante do grande potencial de visitação das diversas áreas de conservação fluminenses, os organizadores tomaram a iniciativa de promover o Encontro Fluminense – Uso Público em Unidades de Conservação, estabelecendo como orientação duas linhas de debate principais: a institucionalização do uso público e sua “gestão” e as “responsabilidades” inerentes aos órgãos  de governo e da sociedade, em geral.
A organização do evento orientou-se pela seleção de 4 grandes eixos temáticos norteadores da escolha dos temas das palestras e painéis, que também serão considerados na seleção dos trabalhos enviados para apresentação e publicação dos anais, a saber:

1-    Políticas públicas, planejamento e gestão do uso público em UC's

2-    Impactos socioambientais e físico-ambientais do uso público em UC's

3-    Turismo, ecoturismo e lazer em UC's

4-    Educação Ambiental em UC's

Considerando a amplitude e a multiplicidade de atores sociais envolvidos com os temas, foram convidados pesquisadores de instituições de ensino superior, profissionais de órgãos públicos federais e estaduais, representantes de ONGs e outros que vem atuando de forma direta com a questão do uso público em UC's. Dessa forma, tem-se a expectativa de que a realização deste evento traga relevante contribuição acadêmica e o aumento da conscientização pública para conservação das áreas naturais e seu uso responsável.
Prof. Dr. Luiz Renato Vallejo (Coord. Geral)

Para inscrição de trabalhos e maiores informações, acesse a página do evento:




Nenhum comentário:

Postar um comentário