quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A Voz Rouca das Urnas!


Fragmentos para uma avaliação

Obter 5 mil votos numa eleição como a que tivemos é um resultado significativamente expressivo, ainda mais com a relativa limitação de recursos financeiros. E como o nosso projeto é conceitual, tem conteúdo e lastro político, cada voto foi uma aposta consciente num projeto de Cidade. Tive votos de amigos, de alunos, de colegas de trabalho, militantes das causas socioambientais, artistas, acadêmicos e de muitos outros que não sei as origens. Valorizo e me regozijo por cada um deles! E não posso deixar de agradecer pela confiança que em mim foi depositada por esses milhares de pessoas.

A Campanha
Toda campanha tem erros e acertos. E eles devem ser explicitados em avaliações que busquem interpretar os acontecimentos para que, no mínimo, eles nos sirvam de aprendizado – que é dos mais importantes resultados que devemos buscar em tudo na vida.
Nossa campanha adotou o lúdico como estratégia de comunicação. Brincamos com os Roccões, pedalamos em bikes estilizadas, fomos às alturas com pernas mecânicas e de pau. Fizemos festas, cantamos, dançamos... Dançamos?
Optamos pelo papel reciclado, pela comunicação virtual, pelo boca a boca, pelo corpo a corpo, os comícios domésticos, os debates em escolas e universidades. Não espalhamos cavaletes pelas ruas, não azucrinamos com carros de som aos berros, não jogamos “santinhos” pelas áreas de votação... Dançamos?
Não! Nossa campanha foi bonita, limpa e divertida! Apesar dos erros e contratempos, acredito que acertamos. Como campanha, considero que fomos vitoriosos!

O Resultado
Obtive nestas eleições 4947 votos e fiquei em quarto lugar entre os candidatos do Partido Verde. Os três que ficaram à minha frente são exatamente os que têm mandato atualmente. Ou seja, esse é um fator a ser considerado: fui o mais votado dentre os que não têm mandato.
Por sua vez, os três vereadores do PV dobraram suas votações anteriores: Paulo Messina foi de 5 mil para 10 mil, Sonia Rabelo foi de 3,5 mil para 7 mil e o Dr. Edison foi de 2,5 mil para 5 mil, sendo que o Messina assumiu seu mandato em 2009, enquanto os outros dois – como suplentes – assumiram seus mandatos em fevereiro de 2011. Então, apesar de ter eleito apenas o Messina, os dois outros vereadores conseguiram expandir suas votações anteriores.
Não foi o meu caso!
Fui candidato a vereador pela primeira vez em 1996, pelo PT. Com uma campanha sem nenhum recurso senão o resultante de pequenas doações pessoais, tive 3,5 mil votos. Isso foi há 18 anos atrás!
Em 2010, fui candidato a deputado estadual pelo PV. Foi uma campanha com alguns conflitos internos, afetada pela falta de foco e com alguns graves erros estratégicos. Tive quase 10 mil votos, sendo que da Cidade do Rio saí com 6004 votos!
Nessa campanha, nossa meta era consolidar e ampliar essa votação. Focamos a campanha em algumas regiões da cidade e definimos estratégias mais objetivas. O resultado da campanha, como afirmei acima, eu considero vitorioso. Mas quanto ao resultado eleitoral, eu considero que foi uma derrota!

A Voz Rouca das Ruas não foi a Voz Rouca das Urnas
Nossa votação, à parte da qualidade dos votos, foi uma decepção para todos na campanha! E não tinha como ser diferente.
Tivemos uma recepção maravilhosa nas áreas que escolhemos como foco. Fomos saudados e recebemos dezenas de declarações de apoio e de voto onde estivemos. Nas redes sociais eram cada vez mais frequentes as declarações abertas de votos, tanto de amigos e alunos, como de personalidades variadas das cenas cariocas. Tudo indicava um crescimento virtuoso das intenções de voto e esse processo foi crescente com a aproximação do dia da votação. Tanto que chegamos muito confiantes na apuração.
Com o resultado final, veio uma tremenda apatia – ancorada na incompreensão do imenso descompasso entre o que víamos nas ruas para o que vimos nas urnas.
Ao contrário do que alguns afirmaram, não tivemos um crescimento no número de votos entre a eleição passada e essa última. Pelo contrário, perdemos 1 mil votos de 2010 para 2012.
Esse é o resultado que nomino como derrota. E esse é o resultado que ainda me intriga decifrar!

A Luta Continua
Estou descansando e tentando interpretar esses fatos. Mas não estou abatido. A eleição é apenas uma das trincheiras de nossas lutas. Seguimos em frente, sempre em frente!
Mas eu penso que devamos nos mobilizar em torno de questões centrais e estratégicas nesses processos. O resultado das eleições é um macro-sintoma do nosso sistema político.
Nessa campanha vi muita gente com ódio da política, gente que pensa que é “apolítica”, gente que despreza a política, gente que usa a política para vantagens pessoais e outros tipos de gente que vocês sabem muito bem. Essa gente não quer votar! Mas como é obrigatório, votam com ódio no coração. E é por isso que temos as representações que temos nos legislativos.
Se temos livre arbítrio, se vivemos numa verdadeira democracia e se somos cidadãos com plenitude, temos que votar por consciência, não por obrigação! Se o cidadão é livre, seu voto também tem que ser. Só o voto livre liberta a sociedade de gigolôs da política.
Mas não dá para esperar que os beneficiários do voto obrigatório/autoritário sejam os responsáveis pela mudança nas regras do jogo que eles sempre ganham. Será que não seria importante uma mobilização da sociedade por um projeto de lei pelo Voto Livre?
Antes de pensar em outra candidatura, me pergunto se essa não seria uma questão mais importante de ser colocada na pauta das nossas preocupações.
O que você acha disso? Se tem opinião, comente aqui embaixo!

5 comentários:

  1. Caríssimo Rogério,
    Como bem se pôde observar, os “números” das urnas não foi condizente com o que vimos e ouvimos ao longo desta tua jornada, e isso também me deixou apática, descrente, desesperançosa de que, algum dia que não seja muito distante, as coisas iriam mudar e transformar este nosso país.
    Tomada por um mix de decepção e frustração de não ver os teus ideais, aos quais compactuo, poderem se tornar reais através de você, enquanto ser humano, eleito vereador por nós, e em quem poderíamos despejar nossas observações, notas e críticas (Construtivas é óbvio!) e que, com toda a certeza, seriam analisadas, estudadas e, se possível, executadas com muito carinho e respeito, como lhe é peculiar.
    Continuo achando que a razão está em teu favor.
    A consciência de que a tua campanha foi LIMPA, honesta e muito guerreira, vibrante diria eu!!
    Os moldes da mesma, para mim, devem ser mantidos, e precisamos DESPERTAR mais pessoas. As pessoas têm que acordar e perceber o que está acontecendo, que há uma mudança eminente e que, de fato, ela deverá acontecer querendo ou não. É uma necessidade latente e pulsante de nossa sociedade, nosso estado, nosso país.
    Nada é 100% acerto, os erros existem para ajustarmos os ponteiros e partirmos em busca do que julgamos ser o correto para nós.
    Acho que teríamos que elaborar um briefing, mapeando os erros (ao menos tentando) e criando soluções dentro do pensamento que te trouxeram até aqui.
    Dançamos?
    Sim e não.
    Dançamos a música linda, limpa, afinada, de bom gosto, agradável aos ouvidos e ao coração, a TUA MÚSICA.
    Não dançamos a música de outros, você não se deixou embalar, não se poluiu com o som alheio que te ofereciam, não dançou em meio a santinhos espalhados pelo chão da cidade, nem poluiu olhares com imagens estampadas.
    LIMPA! Esta foi sua campanha.
    Digerir tudo isso vai demandar tempo, mas há uma resposta, há uma forma mágica e consciente de levarmos à milhares e milhares de cidadãos todo o tem empenho e ideais, através de tua história e trajetória de vida política.
    Sugiro arregaçar as mangas e não se deixar deter.
    Te considero um vencedor e tenho a certeza de que teu futuro será brilhante e reconhecido.
    Beijo carinhoso,
    Suzane Monteiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, prima, por compartilhar suas sensações. Realmente tivemos uma sensação na campanha que é distante dos resultados das urnas... É o mistério das urnas!
      Mas não se preocupe, vamos seguir em frente!
      Um beijo carinhoso pra vc também,

      Excluir
  2. Rogério,
    Há 23 anos, perto e longe acompanho sua trajétória, sempre reta, em frente e para cima. Primeiro como colega e depois, conquistada pelo seu caráter, inteireza e competência, como amiga. Aumenta a minha admiração e respeito por você sempre que, depois de uma "derrota" (e aconteceram algumas), vejo você sair do outro lado ...o mesmo, idealista e de caráter inatingível.
    Não creio que o voto obrigatório seja o responsável pelo resultado das urnas. A meu ver o desencanto com a política conta muito mas, no Rio de Janeiro houve dois fenômenos principais responsáveis: um prefeito que mesmo com muitos erros, trabalhou e realmente interferiu na cidade ( a cidade vinha a muitos anos carente disso). O outro fenômeno foi o Freixo que mobilizou o melhor das emoções, conseguiu realizar um comício ( quem diria!) e um abraço ao Maracanã ( lembrei do Gabeira na Lagoa!), os dois eventos muito bem sucedidos.
    Eduardo Paes conseguiu uma enorme bancada, em parte como apoio às suas pretensões, em parte como adesão por desinteresse na escolha dos parlamentares ( candidato que entregou santinho com foto ao lado dele conseguiu o voto para vereador).
    Freixo com sua campanha mobilizou o entusiasmo, a "elite" do voto - o voto na legenda e auxiliou bons candidatos a obterem bons votos (um bom número do que poderiam ser "seus" votos).
    Diante desta análise e ainda mais tendo o seu partido uma candidata majoritária de muito fraco desempenho ( não quero detalhar) só me resta dizer que você foi vitimado pelas circunstâncias.
    Seja qual for o caminho que você venha a trilhar, com certeza, a sua luz brilhará!
    Neiza

    ResponderExcluir
  3. Estamos em uma grande avalanche de pessoa, onde a sociedade se perde em empregos e cargos. Estamos distantes do fundamento onde tudo é a própria pele. Temos muitas obras inacabadas e muitas chefias continuadas. Não oferecemos empregos, queremos resultados, publicamos nossa meta para alguns nesta campanha. Mais nossa é continua somos oposição se é que isso ainda existir. Precisamos de uma publicação continua ou frequente, programas de rádio e da televisão dando a todos um panorama das questões políticas. Nos ganharam profissionalmente com uma maquina administrativa cheia de lacunas para o emprego público e obras... Sem um canal atualizado de comunicação não teremos os votos dos indecisos, o dos quase esclarecidos... Perdemos para nos mesmos e se continuaremos desta forma não seremos oposição.
    Saudações Ecossociais.
    Rodolfo Abreu

    ResponderExcluir
  4. Ei Rocco, vc é admirável, por diversos ângulos.... A política precisa de caras feito tu.... e logo tua vez chega! Tenho fé nisso!

    grande beijo com o perfume das flores do cerrado.

    simone gallego

    ResponderExcluir