terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Sobre minha hipotética pré-candidatura a Prefeito do Rio pelo PV

Caros amigos e amigas,

No final de semana passado, foi divulgado pela imprensa que eu estava lançando minha pré-candidatura à Prefeitura do Rio pelo Partido Verde, em reunião que ocorreria no sábado.


Em razão disso, recebi mensagens e telefonemas dos mais variados, mas, sem dúvida alguma, todos em tom de surpresa. A respeito do assunto, venho fazer os seguintes esclarecimentos:

1- Como candidato a Deputado Estadual em 2010, pelo PV, tive cerca de 10 mil votos, sendo 6 mil na Capital. Desde então, tenho trabalhado internamente no partido, no âmbito do Núcleo de Ecologia Social – do qual participei da criação. Ao longo do ano de 2011, evoluíram as conversas no sentido de se manter as redes construídas nas últimas eleições e preparar uma candidatura a vereador da Cidade do Rio de Janeiro;

2- Um fator relevante na decisão de me lançar a vereador foi a notícia de que o Gabeira seria também candidato, o que elevaria expressivamente os votos no PV, viabilizando a eleição de outros candidatos da legenda. O PV tem hoje três vereadores, sendo que o somatório de seus votos em 2008 não ultrapassa 12 mil votos, o que indica uma baixa possibilidade de manutenção da bancada por sua própria conta. Ou seja, só um forte puxador de votos – como o Gabeira – para viabilizar a manutenção ou até mesmo o crescimento da atual bancada do partido;

3- Com o Gabeira concorrendo para vereador, ficou aberta a lacuna para a candidatura majoritária do PV. No final de 2011, ocorreram reuniões da Executiva do partido com a Andréa Gouveia Vieira e o Otávio Leite, ambos do PSDB, e com o Marcelo Freixo, do PSOL, para discutir a possibilidade de alianças para 2012. E, na sequência, com a Deputada Aspásia Camargo, do PV, que lançou seu nome ao pleito;

4- Na semana passada, fui chamado por um grupo de dirigentes do partido para uma conversa, na qual apresentaram um cenário com o meu nome como candidato a Prefeito pelo PV. Me acenaram com os aspectos positivos que essa alternativa poderia gerar, apesar de considerarem as reais chances que tenho como candidato a vereador. E, do meu lado, não fechei as portas para essa proposta e admiti aprofundar as avaliações a respeito;

5- Mas a reunião de sábado não tinha como objetivo fazer o debate sobre candidaturas a prefeito, mas apenas sobre as pré-candidaturas a vereador. Portanto, ao contrário do que pareceu com o noticiário, não lancei minha pré-candidatura a Prefeito, mantendo meu objetivo de disputar uma vaga na Câmara Municipal;

6- Sou adepto do debate franco e aberto, e penso que devemos promover a participação não apenas na gestão da coisa pública, mas também nos processos decisórios dos partidos políticos. Acredito que o PV tem uma missão especial em 2012, no Rio de Janeiro. É o ano que teremos a realização da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável na nossa cidade, vinte anos depois da Rio 92. Mas nossos governos têm pouco a mostrar ao mundo nesse assunto, porque continuam promovendo um desenvolvimento com as lógicas do século passado. Portanto, o PV deve apontar para as alternativas da governança ecologicamente sustentável, socialmente justa, economicamente viável e politicamente correta;

7- A meu ver, essa missão do PV pode ser realizada com uma candidatura própria, mas também é possível de ser feita através de coligação que represente um pensamento contemporâneo e que esteja alinhada com as forças democráticas que movimentam a nossa cidade. No sentido de amadurecer essa reflexão é que estamos – nós do Núcleo de Ecologia Social do Partido Verde – promovendo a Mesa Redonda “Cenários para a Oposição no Rio de Janeiro em 2012”, que se realizará no dia 08 de fevereiro, no Auditório do IUPERJ;


8- Espero que possamos amadurecer bastante, porém sem deixarmos de ser Verdes. E acredito que tenho uma importante contribuição para o PV e para a Cidade do Rio de Janeiro. Espero, portanto, ter a clareza e a consciência de saber fazer a melhor escolha para isso!

Vamos juntos!

7 comentários:

  1. Parabéns Rogério Rocco!
    1- Por informar à todos o que aconteceu. Isso é compromisso com a militância e a população carioca.
    2- Pelo trabalho que vem desenvolvendo pelo Núcleo de Ecologia Social.
    3- Por lembrar a importância de uma BANCADA VERDE para o mandato 2013/2016 tendo a puxada do Gabeira.

    ResponderExcluir
  2. Fala Rogerio, to contigo e não abro seja como for.
    To pensando em vir a vereador em Nilópolis.
    Não tem ninguém fazendo um movimento em prol do meio ambiente.
    Acho que como tecnólogo ambiental e minha experiencias, da p fazer.
    Sou da cidade há mais de 30 anos, acho que consigo entrar.
    Tem como me ajudar nessa empreitada?
    Abraços...

    ResponderExcluir
  3. Caro Rogério,
    Sou testemunha viva do seu trabalho e engajamento, desde que éramos muito jovens. O meu apoio é incondicional, bem como a minha disposição em colocar-me à disposição para trabalhar a seu lado. Embora tenha participado de algumas ações quando jovem - como no trabalho de campanha para a candidatura do Mink e Gabeira -, nunca fui filiado a nenhum partido. Talvez, quem sabe agora, maduro e com um histórico de vida respeitável, não seja o momento. Conte comigo, dê-me as instruções e vamos nessa. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Rogerio, meu bem, a hora é de focar na campanha para a Camara dos Vereadores! Muito trabalho a fazer, mas com reais possibilidades de sucesso...Conte com meu apoio!

    ResponderExcluir
  5. Amigos e amigas,
    Amanhã comento os diálogos daqui e trago mais informações.
    Obrigado aos que postaram suas opiniões!!!

    ResponderExcluir
  6. Não. Respeitável, sério, digno, querido Rogério Rocco, não. Sendo este um espaço democrático que permite a livre manifestação de opiniões, mesmo que divergentes, me atrevo a dizer que qualquer preocupação sua em contribuir com a construção partidária passa previamente por consolidar seu nome com um mandato parlamentar, não se permitindo o desgaste de uma candidatura fracassada no nascedouro. A construção de um partido é uma tarefa hercúlea e, mesmo a sua muito bem sucedida carreira como ambientalista, professor, advogado, escritor e todos os sucessos já construídos com com esta sua imensa capacidade de trabalho, não será suficiente para obtenção de sucesso nesta empreitada. Não gostaria de vê-lo se perder atrás de uma quimera.
    Um beijo imenso,
    Neiza

    ResponderExcluir
  7. Prezaado Rogério Rocco, sou seu eleitor. Gostaria muito de vê-lo trabalhando com eficiência como vereador ou deputado, mas não como um burocrata político voltado à consolidação de uma legenda que - em minha leiga opinião - só se consolidará através do pragmatismo.

    Caetano Mauro Tavares
    Gestor e Professor

    ResponderExcluir